Fundado em 1955, o IAL FVG é um prestador de serviços de ensino e formação profissional com mais de 50 anos de experiência: nos últimos três anos, prestou serviços de ensino e formação profissional a uma média de 10.000 estudantes na faixa etária dos 13 aos 64 anos. Com mais de 380 funcionários, oito centros de formação e um volume de negócios médio de 19 milhões de euros, é a organização líder no domínio do EFP regional. Para esse efeito, está envolvido na formação, investigação, orientação e aconselhamento em Friuli, Itália e mesmo ao nível da UE.
O IAL FVG é creditado pela Região Autónoma de Friuli Venezia Giulia, adotando o Sistema de Gestão da Qualidade certificado UNI EN ISO 9001: 2008, sendo fornecedor de registo ECM (Educação Médica Contínua) do Ministério da Saúde. É membro do consórcio Effe.Pi, responsável por todas as atividades de EFP para jovens financiadas pelo Governo Regional da Região de Friuli Venezia Giulia: os 12 membros são todos instituições de EFP acreditadas e cobrem todo o território e todos os setores de formação.
O IAL FVG é também membro do consórcio APPRENDISTI.FVG, que reúne 20 parceiros, que se foca na formação de todos os formandos contratados com um percurso profissionalizante, da formação externa e do apoio pedagógico às empresas.
Foi parceiro do projeto regional “Imprenderò 4.0”, destinado a promover a cultura empresarial, a criação e a transferência de empresas, financiado pelo Programa Operacional Regional 2014-2020.
O IAL FVG adquiriu, portanto, uma experiência considerável na educação de adultos (desempregados, empregados e empresários de PME). É também um centro ativo de redes regionais e nacionais ligadas à Investigação e Desenvolvimento e ao setor da inovação empresarial. Através das suas atividades de formação e consultoria, o adquiriu uma vasta experiência na área do empreendedorismo.
O IAL FVG disponibiliza experiência administrativa e de gestão para muitos projetos que também implementam atividades comunitárias de TIC e da Web. Também participa em estratégias de análise e identificação sobre qualidade e qualificações em colaboração com várias instituições de EFP, parceiros públicos e sociais (no contexto do Processo de Lisboa e Gotemburgo e dos Quadros de Qualificação na Europa).
Uma componente económica fundamental do sistema IAL consiste em projetos multiregionais e transnacionais complexos, em que a formação é integrada com outros tipos de assistência, como a investigação, a consultoria e a testagem de novos modelos.