A Mindshift participou na reunião de lançamento do projeto Erasmus+ OPSIZO

A 9 de novembro de 2022, a Mindshift participou na reunião online de lançamento do OPSIZO, um projeto cofinanciado pelo programa da União Europeia Erasmus+, que reuniu sete parceiros de seis países (Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha, Irlanda e Itália).


O projeto OPSIZO – Diversity & Inclusion in Microenterprises tem como principal objetivo eliminar os obstáculos no acesso e contribuir para o desenvolvimento de ambientes acolhedores que promovam a equidade e a igualdade no local de trabalho. Procura, assim, erradicar a discriminação que impede o desenvolvimento socioeducativo e profissional dos trabalhadores (mulheres e comunidade LGBT+ - lésbicas, homossexuais, bissexuais, transgéneros e todos os demais tipos de orientação sexual e identidade de género), uma vez que uma organização não-inclusiva não apoia a participação na vida cívica e social, bem como as dinâmicas de crescimento pessoal e coletivo dos seus trabalhadores.


De facto, as instituições europeias que estabeleceram os princípios de igualdade de tratamento e não discriminação como premissa fundamental para uma sociedade aberta, coesa, inclusiva e sustentável, têm desempenhado um papel vital no processo de afirmação dos direitos das pessoas LGBT+. A proibição da discriminação está claramente expressa tanto no Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE), que estabelece que a União deve ter como objetivo, em todas as suas atividades, o combate à discriminação em razão de diversos fatores, incluindo a orientação sexual, tomando para isso as medidas adequadas (Artigos n.º 10 e n.º 19), como no Artigo n.º 21 da Carta dos Direitos Fundamentais.


Apesar destes esforços, milhões de pessoas são ainda vítimas de discriminação no trabalho. Para além de violar os direitos fundamentais, este fenómeno perturbador tem também importantes repercussões económicas e sociais. A discriminação exacerba as tensões sociais e as desigualdades, enquanto limita oportunidades e desperdiça o talento humano necessário para o progresso económico. Como tal, promover um bom ambiente de trabalho exige o combate à discriminação. Apesar dos progressos feitos nos últimos anos, a discriminação contra as mulheres e as disparidades salariais entre homens e mulheres ainda existem em muitos países desenvolvidos. Recentemente, a Organização Mundial do Trabalho (OMT) referiu que as mulheres ainda estão longe de alcançar a igualdade de género no local de trabalho e que estão frequentemente presas em profissões pouco qualificadas que pagam menos que as desempenhadas pelos homens.


Durante a reunião, o consórcio OPSIZO debateu o calendário de implementação do projeto, definindo prazos e respetivas atividades. Durante a sua concretização, os parceiros realizarão atividades de investigação e análise com vista ao desenvolvimento e implementação das ferramentas OPSIZO.
A Mindshift é uma empresa de consultoria especialista em Recursos Humanos que aposta na performance e atualização das competências das pessoas, procurando favorecer a maturidade digital e interpessoal nas organizações e sociedade. Ao nível europeu, é um parceiro de referência no desenvolvimento de projetos de cooperação estratégica transnacional para a criação de soluções inovadoras na área da formação de jovens e adultos. No âmbito do projeto OPSIZO, a Mindshift pretende contribuir com a sua experiência para o desenvolvimento de recursos formativos, identificação de boas práticas e recomendações políticas para a criação de ambientes de trabalho que estimulem e promovam a igualdade de tratamento e a não discriminação.



Parceiros


Top

Coach digital