Projeto europeu OPSIZO – Diversity & Inclusion in Microenterprises

O Banco Europeu de Investimento (BEI) estima que, em 2021, 23 milhões de microempresas (com até nove trabalhadores) representavam 99% de todas as empresas e 75% de todos os empregos na União Europeia (UE). A dinâmica da exclusão prejudica gravemente a capacidade de concorrência das microempresas. Relatórios oficiais, como o EaSI, de 2021, sobre “Igualdade de Género & Relações Industriais na UE”, referem-se a esta dinâmica como segregação profissional. Consequentemente, a necessidade de transformar as pequenas empresas em espaços inclusivos que valorizem a diversidade como veículo de crescimento económico, realização pessoal e profissional de indivíduos em risco de exclusão é expressamente mencionada nos planos da UE. Neste sentido, considera-se que os trabalhadores e gestores de pequenas e microempresas devem ser formados através de iniciativas educativas e de requalificação sobre diversidade, de acordo com a Estratégia da UE para a Igualdade de Género 2020-25 e a Estratégia da UE para as Pequenas e Médias Empresas (PME) 2020.


A igualdade de género está intimamente ligada à justiça social e é um dos principais objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030. A Agenda 2030 representa, assim, uma importante oportunidade para unir esforços ao nível global e desenvolver políticas coerentes para atingir a igualdade de género. Adicionalmente, a gestão da diversidade é relevante porque contribui para um melhor desempenho económico e social, para uma melhor adaptação às mudanças demográficas e organizacionais e para o cumprimento da lei.


Como tal, o principal objetivo do projeto OPSIZO é o de melhorar a competitividade e eficiência das microempresas através de formação inovadora e ferramentas operacionais, promovendo uma cultura de diversidade e inclusão como instrumento de bem-estar empresarial. No seu essencial, este projeto pretende contribuir para a igualdade no mundo do trabalho através de cursos de formação inovadores.


O projeto OPSIZO é adaptado às necessidades específicas dos seguintes públicos-alvo: gestores e proprietários de microempresas e seus trabalhadores e familiares, prestadores de Ensino e Formação Profissional (EFP), clientes dos serviços oferecidos pelas microempresas e decisores políticos responsáveis por políticas de inclusão social. No que diz respeito aos resultados a atingir, espera-se que o projeto desenvolva um Manual de incorporação de diversidade e inclusão em microempresas, recursos formativos, uma plataforma para aprendizagem digital e recomendações através de um Manifesto para a diversidade e inclusão em microempresas.


Os principais parceiros do projeto são os seguintes: Servizi per l’inclusione Attiva e Partecipata degli Studenti, Itália (coordenador) (www.sinapsi.unina.it); IHK – Projektgesellschaft mbh, Alemanha (www.ihk-projekt.de); Institut de Haute Formation aux Politiques Communautaires IHF, Bélgica (www.ihfeurope.eu); Internet Web Solutions, Espanha (www.internetwebsolutions.es); Longford Women’s Link, Irlanda (www.lwl.ie); IALFVG, Itália (www.ialweb.it) e Mindshift, Portugal.

O projeto OPSIZO teve início a 1 de novembro de 2022 e terminará a 31 de outubro de 2024.

Contacto:
Se tiver dúvidas, estiver interessado em envolver-se, cooperar ou tiver quaisquer comentários, não hesite em contactar-nos para o seguinte endereço: opsizoproject.sinapsi@gmail.com.
A Mindshift é uma empresa de consultoria especialista em Recursos Humanos que aposta na performance e atualização das competências das pessoas, procurando favorecer a maturidade digital e interpessoal nas organizações e sociedade. Ao nível europeu, é um parceiro de referência no desenvolvimento de projetos de cooperação estratégica transnacional para a criação de soluções inovadoras na área da formação de jovens e adultos. No âmbito do projeto OPSIZO, a Mindshift pretende contribuir com a sua experiência para o desenvolvimento de recursos formativos, identificação de boas práticas e recomendações políticas para a criação de ambientes de trabalho que estimulem e promovam a igualdade de tratamento e a não discriminação.
Para qualquer informação adicional sobre o projeto OPSIZO e sobre as atividades da Mindshift: www.mindshift.pt.



Parceiros


Top

Coach digital